Práticas Educativas em Educação Ambiental através do Diálogo Escola-Comunidade

Autores

  • Edileuza Dias Queiroz UFRRJ
  • Aline Lima Oliveira UFRRJ
  • Mauro Guimarães UFRRJ

Resumo

Diante dos graves e atuais problemas socioambientais, torna-se imprescindível a inserção da dimensão ambiental na educação, e que nesse trabalho defende-se que seja pautada no diálogo escola-comunidade. Acredita-se ser esta uma via fundamental pela qual cidadão torna-se consciente de seu papel no mundo. Para tanto, é preciso afirmar as metodologias participativas como processos pedagógicos dialógicos, em que se constrói o ambiente educativo na interface escola-comunidade. Objetiva-se assim refletir sobre o espaço da Educação Ambiental no cotidiano escolar, na relação com seus diferentes e diversos atores e na comunidade em que se insere. Desta forma procuramos demarcar uma Educação Ambiental crítica que potencialize a construção de uma sociedade socioambientalmente sustentável, pautada em valores como o respeito à diversidade, a ética, a solidariedade, entre outros que a colocam em movimento contra hegemônico. Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Diálogo Escola-Comunidade; Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

Queiroz, E. D., Oliveira, A. L., & Guimarães, M. (2011). Práticas Educativas em Educação Ambiental através do Diálogo Escola-Comunidade. Revista Teias, 12(25), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24175

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua