A COMPREENSÃO DA ÉTICA COMPLEXA: DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NUM MUNDO PLANETÁRIO

Autores

  • Celso José Martinazzo UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo

O presente texto traz reflexões acerca da temática da ética e suas implicações na educação escolar sob o viés da complexidade. A ética reveste-se de um sentido mais aberto, amplo e fecundo quando compreendida numa perspectiva da complexidade, pois esse paradigma contempla as múltiplas dimensões do cosmos, do indivíduo, da espécie e da sociedade. A ética necessária é, segundo Morin, a ética complexa que emerge da consciência da condição humana no universo e na trindade indivíduo/espécie/sociedade. A ética compreendida sob o ponto de vista da complexidade pode levar o ser humano, bem como toda a humanidade, a pensar e agir segundo os princípios da compreensão e solidariedade. Morin defende que o desenvolvimento de uma ética complexa pressupõe e possibilita uma verdadeira reforma do nosso modo de pensar e, por conseguinte, da educação escolar. Palavras-chave: Ética, complexidade, educação escolar.

Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia; Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado pela UFRGS. É professor titular e atua em programas de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no âmbito dos Fundamentos da Educação: Dimensões da Pedagogia, Teorias da Educação, Teoria da Complexidade. Organizou, em co-autoria, o livro Histórias de vida de professores: formação, experiências e práticas. É autor dos livros A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária e Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia; É organizador de: Teoria da Complexidade e Educação: Conexões e Confluências; Estágio de Docência na Graduação: o desafio da formação de professores; e Educação Escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo, todos publicados pela Editora Unijuí.

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

Martinazzo, C. J. (2011). A COMPREENSÃO DA ÉTICA COMPLEXA: DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NUM MUNDO PLANETÁRIO. Revista Teias, 12(25), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24168