SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento

Autores

  • Tais Nascarella Ramos UNIMES

Resumo

Este trabalho foi efetivado a fim de desvelar a prática pedagógica das educadoras atuantes no Projeto Sementinha, da cidade de Santo André / SP, objetivando avaliar a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada. Ao dissertarmos sobre os três temas que regem este estudo – educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada – versamos sobre os resultados obtidos estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Para sanar esta problemática, foram efetivadas: uma pesquisa empírica no projeto; entrevistas com a ex secretária de educação, que o implantou na cidade, e com os coordenadores gerais e um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do projeto no município de Curvelo / MG. Ao concluirmos este trabalho, pudemos identificar que o projeto contribui para formação letrada das crianças, de forma a colaborar para o ingresso delas na educação formal. A atuação das educadoras corrobora para que as crianças desenvolvam a criticidade, tornando-as capazes de atuar frente à comunidade na qual se inserem, proporcionando o desenvolvimento da cidadania por meio das discussões realizadas nas rodas, o que viabiliza a compreensão sobre a importância de ser um cidadão letrado. Palavras-chave: formação de educadoras – educação não-formal – alfabetização letrada – educadoras leigas – práticas pedagógicas sociais.

Biografia do Autor

Tais Nascarella Ramos, UNIMES

Pedagoga – Centro Universitário de Santo André – UNIA Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil – Centro Universitário de Santo André – UNIA Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia – Centro Universitário de Santo André – UNIA Pós Graduação Stricto Sensu – Educação: Formação de Educadores – Universidade Metodista de São Paulo – UMESP Diretora Pedagógica - Recanto Infantil Vagalume Alegre Professora de Metodologia da Pesquisa Científica - UNIMES

Downloads

Publicado

26-08-2011

Como Citar

Ramos, T. N. (2011). SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. Revista Teias, 12(25), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24166