FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CIDADANIA: PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO E ELABORAÇÃO DE VALORES E IDEAIS NORTEADORES DA PRÁTICA DOCENTE

Helena Fontoura, Ana Paula Nogueira

Resumo


Este artigo traz reflexões sobre um processo de formação de professores voltado para o fortalecimento e valorização do trabalho docente como construtor de conhecimento e difusor dos ideais e valores dos direitos humanos, da democracia e da cidadania como eixos norteadores de toda e qualquer prática escolar, o que é um desafio de grande envergadura dadas as características históricas tanto da escola brasileira quanto da nossa sociedade. Considerando tal desafio, apresenta atividades e reflexões resultantes dos encontros, refletindo sobre processos vividos por professores e pesquisadores durante a investigação. Desenvolvemos em conjunto atividades para tornar as práticas do cotidiano escolar objeto de reflexão para os envolvidos com o ato educativo. Adotamos a pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica, trabalhando na polifonia presente no ambiente escolar. Nosso estudo aponta que uma proposta de formação de professores na perspectiva adotada pode ajudar na busca de elucidação dos desafios que a atual escola brasileira enfrenta na realização de sua função pública e promotora de cidadania.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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