Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos “saberes docentes”

Thiago Rodrigues Nascimento

Resumo


A formação de professores de História para o Ensino Fundamental e Médio tem sido objeto de preocupação e pesquisa, para historiadores e educadores, ao longo das últimas décadas. Este artigo situa-se, portanto, na esfera das pesquisas contemporâneas sobre o ensino, mais especificamente dos estudos que se debruçam sobre a formação inicial, os saberes e a prática docente. A partir da História Oral e das memórias dos professores de História do Ensino básico, buscamos dialogar com as pesquisas em torno da memória docente e formação de professores. Neste sentido o artigo busca analisar, por meio da análise dos depoimentos obtidos com três professoras de História da rede pública de São Gonçalo, a contribuição da formação inicial para a constituição do “saber docente” e as relações que professores estabelecem entre a sua formação inicial e sua prática docente e o lugar da memória neste processo.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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