POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÕES CURRICULARES PELA COMUNIDADE ESCOLAR: O CASO DA DISCIPLINA BIOLOGIA APLICADA

Autores

  • Luisa Dias Brito Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O artigo traz parte da dissertação “A disciplina Biologia Aplicada: sua produção no contexto das reformas curriculares nacionais do ensino médio” que analisou uma inovação curricular ocorrida através da proposição e implementação de “Disciplinas Aplicadas” no currículo do Ensino Médio. Estas disciplinas, dentre as quais se encontrava a Biologia Aplicada, foram criadas por duas escolas estaduais de Ensino Médio do município de Rio Claro (São Paulo – Brasil) e compuseram o núcleo diversificado da grade curricular durante o período de 1999-2003. Trata-se aqui da discussão referente ao processo de gênese, criação e implementação da disciplina Biologia Aplicada, utilizando, para tanto, os referenciais teóricos que analisam a construção das políticas públicas educacionais e seus processos de hibridização e recontextualização e referenciais que discutem e tratam do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Luisa Dias Brito, Universidade Estadual de Santa Cruz

Profa. Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - Bahia, lotada no Departamento de Ciências Biológicas, atuando na área de Ensino de Biologia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu estágio (Doutorado Sanduíche) no Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - PT. Graduou-se em Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus Rio Claro (2001). Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Tem experiência como professora de Ciências e Biologia da educação básica do sistema público de ensino e na formação de professores de ciências e biologia no ensino superior. No campo acadêmico tem como foco de interesse os seguintes temas: currículo e ensino de ciências e biologia e formação de professores das referidas áreas.

Denise de Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Professora do Departamento de Metodologia da Universidade Federal de São Carlos. Atua como docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar orientando pesquisas no mestrado e doutorado. Em sua trajetória acadêmica tem atuado em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências e realizado estudos de investigação neste âmbito. As pesquisas desenvolvidas no campo da Educação centram-se nas subáreas: i) formação de professores de Ciências; ii) processos de ensino e aprendizagem; iii) ensino de Ciências e Biologia; iv) educação ambiental.

Downloads

Publicado

15-08-2010

Como Citar

Brito, L. D., & Freitas, D. de. (2010). POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÕES CURRICULARES PELA COMUNIDADE ESCOLAR: O CASO DA DISCIPLINA BIOLOGIA APLICADA. Revista Teias, 11(22), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24119

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua