Entrevista com Profa Margarida Pina

Autores

  • Eugenia da Luz Foster UNIFAP

Resumo

A presente entrevista coloca em foco as dificuldades e perspectivas que vêm se abrindo na realidade educacional portuguesa, no tocante às relações étnico-raciais e interculturais. O objetivo dela foi apreender, através da ótica de uma professora negra, o racismo que ainda se mantém na escola, nas memórias dos/as professores/as e nas narrações, mas, sobretudo, as práticas mais amorosas e de respeito à diferença que vêm ganhando expressão dentro dela. As experiências relatadas revelam indícios de um movimento de ruptura com certo projeto de educação ainda dominante, embora fragilizado e que perpassa as concepções e as práticas. Além disso, elas expressam a complexidade da problemática racial em Portugal, nos permitindo sublinhar as diferenças e semelhanças com a realidade brasileira.

Biografia do Autor

Eugenia da Luz Foster, UNIFAP

Professora do curso de Pedagogia e do Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP, doutora em Educação pela UFF.

Downloads

Publicado

30-04-2010

Como Citar

Foster, E. da L. (2010). Entrevista com Profa Margarida Pina. Revista Teias, 11(21), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24109