Entrevista com Profa Margarida Pina

Eugenia da Luz Foster

Resumo


A presente entrevista coloca em foco as dificuldades e perspectivas que vêm se abrindo na realidade educacional portuguesa, no tocante às relações étnico-raciais e interculturais. O objetivo dela foi apreender, através da ótica de uma professora negra, o racismo que ainda se mantém na escola, nas memórias dos/as professores/as e nas narrações, mas, sobretudo, as práticas mais amorosas e de respeito à diferença que vêm ganhando expressão dentro dela. As experiências relatadas revelam indícios de um movimento de ruptura com certo projeto de educação ainda dominante, embora fragilizado e que perpassa as concepções e as práticas. Além disso, elas expressam a complexidade da problemática racial em Portugal, nos permitindo sublinhar as diferenças e semelhanças com a realidade brasileira.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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