Modos de endereçamento de um curso à distância e os sentidos produzidos para eles por seus alunos

Autores

  • Simone Antaki Moussatché Sinapse Tecnologia Educacional
  • Monica Rabello de Castro UNESA - Universidade Estácio de Sá

Resumo

Essa pesquisa investigou a partir da concepção do curso de graduação em Pedagogia, licenciatura da Universidade Anhanguera-UNIDERP, modalidade EAD, os modos de endereçamento do curso e os sentidos produzidos pelos alunos para ele. O estudo articulou os conceitos de modos de endereçamento, segundo Elizabeth Ellsworth e o de recepção, segundo Jésus Martin-Barbero. Os resultados mostraram que o aluno não se sente totalmente identificado pelos sistemas de representação que o curso oferece e que o professor local tem um papel de extrema relevância contribuindo, assim, para a redução dos índices de evasão do curso. A possibilidade de estudar pela modalidade EAD se caracterizou como sendo uma oportunidade, verbalizada por muitos como sendo sonhos que estavam sendo concretizados. Palavras-chave: Educação a distância. Modos de endereçamento. Recepção.

Biografia do Autor

Simone Antaki Moussatché, Sinapse Tecnologia Educacional

Mestre em Educação, com especializações em Educação a Distância pelo SENAC, Psicopedagogia pelo CEPERJ e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-RJ, tendo se graduado em Engenharia. Diretora operacional da Sinapse, empresa integradora de soluções em tecnologia educacional, para as áreas de educação corporativa e instituições de ensino. Além de fornecer e apoiar a implementação de soluções de e-learning/EAD personalizadas, desenvolve projetos em informática educacional para escolas, através de uma integração efetiva entre diversas ferramentas tecnológicas e os conteúdos pedagógicos das disciplinas. A Sinapse, ao longo de seus quinze anos, já capacitou mais de 300 docentes/tutores para atuarem no segmento de tecnologia educacional presencial ou a distância.Prestando serviços desde o ano de 2000 em desenvolvimento de conteúdos e implantação de projetos em e-learning, através de uma parceria com a empresa Redintel, desenvolvedora do LMS Quantum, têm em sua carteira de clientes, empresas na área corporativa como: Embratel, Merck do Brasil, Biolab, Stiefel, GetNet, entre outras. Como projeto relevante na área de ensino a distância em instituições acadêmicas atua, desde 2002, em parceria com a Anhanguera-UNIDERP, através do Centro de Educação Interativa. Projeto este de expansão gradual que, a partir de 2005, passou a oferecer cursos de graduação na modalidade semi-presencial (projeto misto: tele-aula transmitida via satélite, aulas presencias com professor graduado no curso e apoio via web–portal). Desde 2006, é responsável direta pela supervisão dos pólos de Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro.

Monica Rabello de Castro, UNESA - Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), D E A En Sciences de L''education - Universite de Strasbourg I (1994), mestrado em Filosofia da Educacao pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é adjunto do PPGE Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação e Mídias, com ênfase em Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia educação, televisão e cinema na educação, estratégia argumentativa, formação de professores e processos linguísticos em educação.

Downloads

Publicado

30-04-2010

Como Citar

Moussatché, S. A., & de Castro, M. R. (2010). Modos de endereçamento de um curso à distância e os sentidos produzidos para eles por seus alunos. Revista Teias, 11(21), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24103