Diferentes espaçostempos e mesmos carinhos

Autores

  • Paulo Sgarbi Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Resumo

As fotografias e outras maneiras de registrar os cotidianos escolares têm possibilitado compreender mudanças e permanências nas/das práticas pedagógicas em/de diferentes espaçostempos. Os registros bibliográficos desses cotidianos, especialmente os produzidos pelas academias, têm feito relatos, em sua maioria, trazendo as mazelas da educação, o que não é feito, o que falta às práticas pedagógicas, e partem da lógica de que professores e alunos – e as escolas, como uma generalização metafórica quase unânime – fazem “coisas erradas” e que deveriam fazer de outras maneiras, trazendo, então, de forma prescritiva, quais seriam elas. A partir de registros fotográficos pesquisados no Institut de Recherche Pédagogique, em Rouen, e de outras imagens que circulam pela rede de computadores, este texto evidencia que, em diferentes espaçostempos, o carinho nas/das ações de professoras e professores, aprofundando, a partir da metaforarrealidade Dona Carmen Gatto, noções como o respeito ao outro “como um legítimo outro”. Cotidiano escolar, práticas pedagógicas, registro imagético, alteridade, carinho.

Publicado

01-05-2010

Como Citar

Sgarbi, P. (2010). Diferentes espaçostempos e mesmos carinhos. Revista Teias, 11(21), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24095