O colonizado vai à escola do colonizador: reflexões sobre as imagens em um livro didático da escola colonial francesa na Argélia

Autores

  • Mailsa Carla Passos Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Resumo

Neste artigo as autoras analisam um conjunto de imagens/gravuras do livro didático La lecture liée au langage, material produzido para a escola colonial francesa na Argélia, na década de 50, no período pré-independência. A leitura da obra concentra-se não só nas imagens, mas no diálogo entre as imagens e os textos, pressupondo que em um livro didático exista uma dinâmica de complementariedade entre esses dois tipos de tecnologia. Com este estudo as autoras discutem a lógica do processo colonial, tendo como locus imagens e textos presentes em livros didáticos, procurando entender como o ensino da língua engendra um determinado ponto de vista sobre a cultura do “outro” e a imposição de valores e de identidades. Palavras-chave: currículo, colonização, educação e imagem, estudos culturais.

Publicado

30-04-2010

Como Citar

Passos, M. C. (2010). O colonizado vai à escola do colonizador: reflexões sobre as imagens em um livro didático da escola colonial francesa na Argélia. Revista Teias, 11(21), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24093