CULTURA, EDUCAÇÃO E IDENTIDADES EM TEMPO DE GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Rita de Cássia Mendes Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Como realidade e conceito, a homogeneização cultural que escora o processo de globalização do capital tem como contrapontos a difusão dos conceitos de diversidade, de multiplicidade de culturas intercambiáveis, e o desenvolvimento de ações afirmativas de identidades - de classe, étnica, de gênero, regional. Neste contexto, o reconhecimento da diversidade de culturas e de identidades múltiplas, de modos peculiares de leitura e representação do mundo em um mesmo espaço histórico-geográfico, é o ponto de partida para se desvelar e confrontar o processo de homogeneização cultural, que tem como veículos privilegiados o sistema educacional e os meios de comunicação de massa, aí incluídos os meios digitais de informação e comunicação.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Mendes Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Titular da Área de História Antiga e Medieval do Departamento de História da Uesb. Doutorado em História Social pela USP

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Publicado

30-06-2009

Como Citar

Pereira, R. de C. M. (2009). CULTURA, EDUCAÇÃO E IDENTIDADES EM TEMPO DE GLOBALIZAÇÃO. Revista Teias, 10(19), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24069