A CONSTRUÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO EM ALUNOS COM GRAVES TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO
Resumo
A escola é um lugar de registro nas relações entre alunos, onde as representações simbólicas amadurecem. O presente trabalho tem como finalidade discutir o desenvolvimento de aspectos simbólicos no espaço escolar, balizando uma análise acerca dos alunos com transtornos graves do desenvolvimento. Primeiramente, repensando o papel da escola nos processos inclusivos e em seguida apostando na escola como um lugar de poder subjetivo capaz de considerar as necessidades educativas em alunos com graves transtornos. Assim, mesmo com falhas e faltas, a escola é uma instituição importante, capaz de realizar uma ligação entre dois mundos (interno e externo). Esta denominação de lugar social é essencialmente importante para as crianças com dificuldades que, muitas vezes, não conseguem produzir laços sociais.
Texto completo:
Texto completo [PDF]Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias