A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: ASPECTOS DESSA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Noalda Ramalho UEPB
  • Maria Aparecida Barbosa Carneiro UEPB

Resumo

Este artigo discute a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Brasil. O Programa intitulado Tutoria Especial, desenvolvido por esta universidade, possibilita o acompanhamento pedagógico de discentes com necessidades educacionais especiais, através dos designados Tutores Especiais, os quais são contemplados pela UEPB com uma bolsa de incentivo através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O Tutor Especial faz uso de metodologias que possibilitam o acompanhamento individualizado, utilizando tecnologias que facilitam o acesso do tutorado às informações, com recursos de informática, leitura e escrita em braile, além de tradução dos conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Palavras-chave: Tutor; Necessidades Educacionais Especiais; Inclusão.

Biografia do Autor

Maria Noalda Ramalho, UEPB

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba.

Maria Aparecida Barbosa Carneiro, UEPB

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba.

Publicado

15-01-2009

Como Citar

Ramalho, M. N., & Barbosa Carneiro, M. A. (2009). A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: ASPECTOS DESSA EXPERIÊNCIA. Revista Teias, 9(18), 7 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24049