A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: ASPECTOS DESSA EXPERIÊNCIA

Maria Noalda Ramalho, Maria Aparecida Barbosa Carneiro

Resumo


Este artigo discute a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Brasil. O Programa intitulado Tutoria Especial, desenvolvido por esta universidade, possibilita o acompanhamento pedagógico de discentes com necessidades educacionais especiais, através dos designados Tutores Especiais, os quais são contemplados pela UEPB com uma bolsa de incentivo através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O Tutor Especial faz uso de metodologias que possibilitam o acompanhamento individualizado, utilizando tecnologias que facilitam o acesso do tutorado às informações, com recursos de informática, leitura e escrita em braile, além de tradução dos conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Palavras-chave: Tutor; Necessidades Educacionais Especiais; Inclusão.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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