CANTO ORFEÔNICO: VILLA-LOBOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO NA ERA VARGAS

Autores

  • Ednardo Monteiro Gonzaga Monti Universidade Católica de Petrópolis

Resumo

Focalizo, no presente artigo, as representações sociais contidas nas canções de ofício do repertório orfeônico, desenvolvido por Heitor Villa-Lobos (1887-1959), na educação brasileira. O objetivo proposto neste texto é perceber como Canto Orfeônico foi utilizado na construção da imagem do bom trabalhador dentro da ideologia nacionalista. O referencial teórico fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, formulada por Moscovici. Segue a partir do referencial teórico as analises do repertório que compreendem as musicas catalogadas por Villa-Lobos, para serem cantadas nas escolas e nas gigantescas concentrações orfeônicas. Os resultados apontam que as músicas revelam em suas poesias o conteúdo ideológico nacionalista e a criatividade cerceada.

Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga Monti, Universidade Católica de Petrópolis

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), possui graduação em Educação Artística- Habilitação em Música - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU) (2006) e graduação em Música Sacra - Habilitação em Piano - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2000). É pesquisador discente da UCP na área de Educação e Cultura, regente do coral PETROBRAS/TRANSPETRO e professor de Artes/Música da Rede Futuro de Ensino. Tem experiência na área de Arte-Educação, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, currículo, educação musical, cultura.

Publicado

15-01-2009

Como Citar

Monti, E. M. G. (2009). CANTO ORFEÔNICO: VILLA-LOBOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO NA ERA VARGAS. Revista Teias, 9(18), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24046

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua