ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES CONVENCIONAIS, MULHERES IDOSAS EM UM GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO E APOIO ESCOLAR

Autores

  • Mirian Teresa Martins
  • Ana Maria Domingos EEAN/UFRJ

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivos identificar os significados atribuídos por mulheres idosas ao processo educativo e analisar as formas de autogestão alcançadas por essas mulheres após sua inserção em processo educativo fora dos espaços escolares convencionais. O referencial teórico foi ancorado em Freire (2003) e Labonte (2000), entre outros. Foram entrevistadas dez mulheres do Grupo sócio-educativo do Centro de Convivência de um Hospital Universitário, no município do Rio de Janeiro. Realizou-se a análise temática dos depoimentos. O processo educativo emergiu como um meio de empoderamento a essas mulheres, pois possibilitou a (re) construção da autonomia e melhorou a condição cognitiva-afetiva.

Biografia do Autor

Ana Maria Domingos, EEAN/UFRJ

Doutora em enfermagem e Professora Adjunta da EEAN/UFRJ

Publicado

14-01-2009

Como Citar

Martins, M. T., & Domingos, A. M. (2009). ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES CONVENCIONAIS, MULHERES IDOSAS EM UM GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO E APOIO ESCOLAR. Revista Teias, 9(18), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24044

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua