ITAPUÃ, PORTAL DA NOSSA ANCESTRALIDADE

Autores

  • Narcimária Correia Patrocínio Luz Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Trata-se de uma composição poética que reverencia a territorialidade de Itapuã em Salvador, Bahia. O poema procura trazer reminiscências de tempos imemoriais, além de introduzir reflexões preciosas sobre as elaborações de mundo que constituem o viver cotidiano de Itapuã. As imagens/metáforas entrelaçadas, apelam para linguagens que comunicam numa perspectiva cósmico-mítica a presença das alteridades civilizatórias ,a saber: os povos inaugurais, que no poema são chamados de filhos de Pindorama; a presença européia-ibérica, anunciada como os filhos de Prometeu; e a africana anunciada como os filhos-peixe, que recria na travessia transatlântica seu patrimônio civilizatório nas Américas, expandindo-o e promovendo os vínculos de sociabilidade que estruturam e mantêm erguida apesar das adversidades, a territorialidade de Itapuã. Palavras-chave: ancestralidade; alteridade civilizatória; comunalidade.

Biografia do Autor

Narcimária Correia Patrocínio Luz, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular do Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Doutora em Educação no campo da Educação, Comunicação e Comunalidade Africano-Brasileira; coordenadora do PRODESE – Programa Descolonização e Educação, grupo de pesquisa que vem se destacando pelas iniciativas junto as comunidades tradicionais da Bahia; membro desde 2001 da Alliance pour un Monde Responsable, Pluriel et Solidaire, sediada em Paris, que reúne pesquisadores(as) e estudiosos(as) de todos os continentes, em torno de produções científicas voltadas para a institucionalização de políticas que afirmem o direito a existência dos povos do planeta; Editora responsável pelo SEMENTES – Caderno de Pesquisa, publicação anual do Departamento de Educação Campus I; autora de livros como Abebe – a criação de novos valores na educação, Salvador: Edições SECNEB/2000; (Org.) Pluralidade cultural e educação. Salvador: Edições SECNEB: Secretaria da Educação do Estado da Bahia, 1996, além de ensaios e artigos. Atualmente a professora realiza o Pós-Doutorado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

19-06-2008

Como Citar

Luz, N. C. P. (2008). ITAPUÃ, PORTAL DA NOSSA ANCESTRALIDADE. Revista Teias, 9(16-17), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24033