A POSSÍVEL CONCILIAÇÃO CULTURAL NA PERIFERIA

Autores

  • Kátia Maria Soares FABEL/UCP
  • Ednardo Gonzaga do Monti FABEL - Faculdade de Belford Roxo

Resumo

O presente trabalho trata de uma visão de projetos extracurriculares em uma feira cultural realizada em uma instituição de ensino do município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense/Rio de Janeiro, que este ano teve como tema: O popular e o erudito num universo de diferenças. O texto contextualiza o papel social das instituições de ensino nas sociedades periféricas dos grandes centros administrativos e culturais do nosso país, mostrando que sua missão vai muito além do que oferecer educação e cultura escolar. Nesse sentido, o papel de conscientização realizado pelas instituições educacionais é fundamental para que as pessoas não fiquem sujeitas exclusivamente à cultura de massa, mas consigam ter uma visão crítica diante das informações de todos os tipos e gêneros que recebem. O conceito de cultura popular e erudita está fundamentado nas idéias de intercâmbio cultural de Darcy Ribeiro, onde as diferentes culturas são tão somente “diferentes e, porque distintas, se intercambiam, abeberando-se reciprocamente”. A metodologia utilizada é de ordem qualitativa, que se apóia primeiramente em fontes documentais, tais como: projetos escritos, em formulários semi-estruturados, e, posteriormente, em questionário de avaliação aplicado aos visitantes da feira, além das produções dos alunos expostas na realização tanto da feira como em outros eventos. Os resultados apontam que professores de diferentes áreas trabalharam assuntos que não são de suas áreas, o que se tornou para eles uma experiência nova e, portanto, enriquecedora. Assim, encontramos professores de Matemática envolvidos com o mundo da música clássica e contemporânea, entre outros. Palavras-chave: cultura; educação, Baixada Fluminense, periferia.

Biografia do Autor

Kátia Maria Soares, FABEL/UCP

Diretora Geral da Faculdade de Belford Roxo e dos Colégios de Aplicação Centro de Educação Moderna - CEM e Castelinho. Jornalista, Pedagoga, Especialista em Gestão Universitária. Mestranda e Pesquisadora da Universidade Católica de Petrópolis - UCP.

Ednardo Gonzaga do Monti, FABEL - Faculdade de Belford Roxo

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), possui graduação em Educação Artística- Habilitação em Música - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU) (2006) e graduação em Música Sacra - Habilitação em Piano - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2000). É pesquisador discente da UCP na área de Educação e Cultura, regente do coral PETROBRAS/TRANSPETRO e professor de Artes/Música da Rede Futuro de Ensino. Tem experiência na área de Arte-Educação, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, currículo, educação musical, cultura.

Publicado

26-06-2008

Como Citar

Soares, K. M., & do Monti, E. G. (2008). A POSSÍVEL CONCILIAÇÃO CULTURAL NA PERIFERIA. Revista Teias, 9(16-17), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24027