TRAJETÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE NEGRA: ELEMENTOS DE CONSTITUIÇÃO DA PEDAGÓGIA INTERÉTNICA EM SALVADOR

Autores

  • Ivan Costa Lima Universidade Federal do Ceará - UFC; Núcleo de Estudos Negros-SC

Resumo

Nesse trabalho buscou-se resgatar o processo de constituição da Pedagogia Interétnica (PI), desenvolvida por uma organização do Movimento Social Negro, denominada Núcleo Cultural Afro-Brasileiro (NCAB), constituído na década de 70 do século XX, em Salvador, Bahia. A finalidade deste estudo foi discutir os processos políticos e sociais que levaram à construção da PI, buscando-se apresentar os pressupostos que nortearam a estruturação desta proposta pedagógica. Palavras-chave: Movimento Negro; negro e educação; relações raciais e educação.

Biografia do Autor

Ivan Costa Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC; Núcleo de Estudos Negros-SC

Doutorando em Educação Brasileira - UFC, da linha de Movimentos Sociais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Membro fundador do Núcleo de Estudos Negros (NEN), Florianópolis-SC, entidade do movimento negro catarinense. Ex-bolsista do Concurso Negro e Educação, promovido pela ANPED e Ação Educativa.

Publicado

26-06-2008

Como Citar

Lima, I. C. (2008). TRAJETÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE NEGRA: ELEMENTOS DE CONSTITUIÇÃO DA PEDAGÓGIA INTERÉTNICA EM SALVADOR. Revista Teias, 9(16-17), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24023