VÍDEOS EDUCATIVOS E O DIÁLOGO ENTRE CULTURAS: PROFESSORES INDÍGENAS E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Autores

  • Kelly Russo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, mídia, interculturalismo, Indígena.

Resumo

Desde o final da década de 1980, diferentes povos indígenas utilizam a tecnologia audiovisual em suas comunidades. Também, neste mesmo período, o modelo escolar civilizatório historicamente imposto começou a ser substituído pelas atuais Escolas Indígenas: organizadas e administradas essencialmente, por professores e comunidades originárias. Esse artigo visa apresentar e analisar uma experiência indígena em particular: a produção de vídeos educativos como apoio didático-pedagógico na educação comunitária. Para isso, conta com as informações recolhidas através de trabalho etnográfico desenvolvido durante o ano de 2004, no Território Indígena Rio das Mortes, da etnia Xavante, localizado no estado do Mato Grosso. São discutidos os diferentes usos que essa comunidade faz do recurso audiovisual, em particular aqueles relacionados ao trabalho dos professores indígenas desta comunidade. A apropriação da tecnologia audiovisual neste contexto contribui para o diálogo intercultural e para o fortalecimento da identidade étnica construída por esta população.

Biografia do Autor

Kelly Russo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Russo, K. (2007). VÍDEOS EDUCATIVOS E O DIÁLOGO ENTRE CULTURAS: PROFESSORES INDÍGENAS E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL. Revista Teias, 8(14-15), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24009

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua