VÍDEOS EDUCATIVOS E O DIÁLOGO ENTRE CULTURAS: PROFESSORES INDÍGENAS E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Kelly Russo

Resumo


Desde o final da década de 1980, diferentes povos indígenas utilizam a tecnologia audiovisual em suas comunidades. Também, neste mesmo período, o modelo escolar civilizatório historicamente imposto começou a ser substituído pelas atuais Escolas Indígenas: organizadas e administradas essencialmente, por professores e comunidades originárias. Esse artigo visa apresentar e analisar uma experiência indígena em particular: a produção de vídeos educativos como apoio didático-pedagógico na educação comunitária. Para isso, conta com as informações recolhidas através de trabalho etnográfico desenvolvido durante o ano de 2004, no Território Indígena Rio das Mortes, da etnia Xavante, localizado no estado do Mato Grosso. São discutidos os diferentes usos que essa comunidade faz do recurso audiovisual, em particular aqueles relacionados ao trabalho dos professores indígenas desta comunidade. A apropriação da tecnologia audiovisual neste contexto contribui para o diálogo intercultural e para o fortalecimento da identidade étnica construída por esta população.

Palavras-chave


Educação; mídia; interculturalismo; Indígena.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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