CRIANÇAS PASSEIAM PELAS VEREDAS DO CINEMA, POR MEIO DA TECNOLOGIA

Maria Esperança de Paula, Eneida Maria Chaves

Resumo


O objetivo deste artigo é relatar uma experiência realizada com crianças em processo de aprendizagem formal da leitura e da escrita. Partindo do pressuposto de que esses sujeitos são capazes de atuar de forma ativa na construção do próprio conhecimento, foi delineado um projeto que, tendo como eixo norteador a arte cinematográfica, possibilitou o trabalho com diversas tecnologias e a leitura de diferentes linguagens. Para isso, foram focalizados, inicialmente, o surgimento e a evolução do cinema; em seguida, os alunos foram introduzidos a uma leitura crítica da linguagem do audiovisual, da televisão e do vídeo; finalmente, deu-se a criação conjunta de um filme a partir do livro Se criança governasse o mundo, de Marcelo Xavier. Em síntese, este projeto propiciou não apenas a construção de uma nova proposta para a alfabetização, mas o aprendizado de diferentes processos e assimilação de novos conhecimentos cognitivos, afetivos e/ou sociais.

Palavras-chave


Leitura; escrita; cinema; linguagem audiovisual; tecnologia; mídia; infância.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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