CRIANÇAS PASSEIAM PELAS VEREDAS DO CINEMA, POR MEIO DA TECNOLOGIA

Autores

  • Maria Esperança de Paula Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Eneida Maria Chaves Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Leitura, escrita, cinema, linguagem audiovisual, tecnologia, mídia, infância.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência realizada com crianças em processo de aprendizagem formal da leitura e da escrita. Partindo do pressuposto de que esses sujeitos são capazes de atuar de forma ativa na construção do próprio conhecimento, foi delineado um projeto que, tendo como eixo norteador a arte cinematográfica, possibilitou o trabalho com diversas tecnologias e a leitura de diferentes linguagens. Para isso, foram focalizados, inicialmente, o surgimento e a evolução do cinema; em seguida, os alunos foram introduzidos a uma leitura crítica da linguagem do audiovisual, da televisão e do vídeo; finalmente, deu-se a criação conjunta de um filme a partir do livro Se criança governasse o mundo, de Marcelo Xavier. Em síntese, este projeto propiciou não apenas a construção de uma nova proposta para a alfabetização, mas o aprendizado de diferentes processos e assimilação de novos conhecimentos cognitivos, afetivos e/ou sociais.

Biografia do Autor

Maria Esperança de Paula, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda do ProPEd-UERJ. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, professora do curso de administração, normal superior e turismo da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte, professora e orientadora de trabalho de conclusão de curso no curso de normal superior da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Pesquisadora do grupo de Estudos em Educação a distância no CEPEAD – Centro de Pesquisa em Educação a Distância, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora de Informática Educativa no Colégio Padre Eustáquio.

Eneida Maria Chaves, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Lingüística pela Indiana University (1989). Professor Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Paula, M. E. de, & Chaves, E. M. (2007). CRIANÇAS PASSEIAM PELAS VEREDAS DO CINEMA, POR MEIO DA TECNOLOGIA. Revista Teias, 8(14-15), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23999