IMAGENS HISTÓRICAS DA INFÂNCIA REFLETIDAS NOS CONTOS POPULARES

Autores

  • Andréa Cardoso Reis Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Contos populares, infância, educação.

Resumo

Este artigo propõe uma análise dos contos populares à luz da concepção benjaminiana de história que aponta para a armadilha de uma interpretação histórica contínua e progressiva que pode perpetuar a barbárie histórica. Baseada na proposição de W. Benjamin de que é preciso fixar as imagens que relampejam no passado, e trazê-las para o presente, para que dessa maneira se possa arrancar da tradição o conformismo que quer apoderar-se dela, optou-se por um estudo e exame dos contos que tornaram possível o resgate desse gênero narrativo como fonte de informação e reflexão histórica para a discussão das questões que envolvem infância, tradição e educação na sociedade atual.

Biografia do Autor

Andréa Cardoso Reis, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela UFF

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Reis, A. C. (2007). IMAGENS HISTÓRICAS DA INFÂNCIA REFLETIDAS NOS CONTOS POPULARES. Revista Teias, 6(10-11), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23986

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua