INFÂNCIA E CULTURA NOS TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: UM CONTEXTO DE MÚLTIPLAS RELAÇÕES

Autores

  • Angela Meyer Borba Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Infância, cultura, mediações, culturas infantis.

Resumo

O trabalho aborda as relações entre a infância e a cultura na contemporaneidade. Busca, inicialmente, traçar um panorama dos principais aspectos que configuram a penetração da cultura do consumo e da cultura de massa no cotidiano das crianças. Para além desse panorama, procura apontar as mediações existentes nessa relação e a potencialidade da criança e das culturas infantis, ou seja, as possibilidad de ultrapassagem de uma mera relação de dominação. Nesse sentido, desloca o olhar dos processos de reprodução da cultura dominante para os processos de reinterpretação e de resignificação desta, situando a relação entre a infância e a cultura no campo da criação e da produção.

Biografia do Autor

Angela Meyer Borba, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação (PUC/RJ). Doutoranda em Educação (UFF). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (UFF).

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Borba, A. M. (2007). INFÂNCIA E CULTURA NOS TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: UM CONTEXTO DE MÚLTIPLAS RELAÇÕES. Revista Teias, 6(10-11), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23979