LEITURA E NARRATIVA EM ITALO CALVINO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO

Autores

  • Eliane Fazolo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Italo Calvino, leitura, narrativa, literatura.

Resumo

Este texto apresenta discussões sobre leitura e narrativa em uma perspectiva de formação. A partir da leitura da obra de Italo Calvino, discute-se a leitura concebida como experiência formadora da constituição do sujeito que ultrapassa os limites do tempo do ler, provocando a ação de pensar e refletir criticamente o que está para além do texto. Procura visualizar o lugar da narrativa na vida moderna e a possibilidade de se aprender com a literatura ao invés de pela literatura, focalizando a leitura não como informação, mas sim como formação que leva à transformação.

Biografia do Autor

Eliane Fazolo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela PUC-Rio e Doutoranda em Educação pela PUC-Rio.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Fazolo, E. (2007). LEITURA E NARRATIVA EM ITALO CALVINO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO. Revista Teias, 4(7), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23968

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua