A LEITURA/ESCRITA NO CIBERESPAÇO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CONCEITO DE GÊNERO DISCURSIVO EM BAKHTIN

Autores

  • Alessandra Sexto Bernardes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Patrícia Vale da Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
  • Paula M. Teixeira Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Leitura/escrita, internet, reflexão.

Resumo

Este artigo consiste numa tentativa de compreensão das novas práticas de leitura/escrita que a Internet, nos dias atuais, vem propiciando. Através de uma pesquisa qualitativa, com abordagem sócio-histórica, a partir da Teoria Enunciativa da Linguagem, de Mikhail Bakhtin, buscamos compreender os sites construídos por adolescentes como um espaço de produção de linguagem. Portanto, nossa análise se inicia com um olhar voltado para o passado, na tentativa de desvelar, através das evoluções de intercâmbios culturais, as possíveis transformações pelas quais passaram as formas de ler e escrever. Posteriormente, fazemos uma reflexão baseada no conceito de gêneros discursivos de Bakhtin para criar as lentes com as quais visualizamos o contexto ciberespacial.

Biografia do Autor

Alessandra Sexto Bernardes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Patrícia Vale da Cunha, Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

Mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paula M. Teixeira Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Bernardes, A. S., Cunha, P. V. da, & Vieira, P. M. T. (2007). A LEITURA/ESCRITA NO CIBERESPAÇO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CONCEITO DE GÊNERO DISCURSIVO EM BAKHTIN. Revista Teias, 4(7), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23963

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua