CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO: AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

Estrella Bohadana, Sandra Lúcia de Oliveira

Resumo


O acelerado processo de informação impõe ao educador do século 21 uma reforma de pensamento que, além de torná-lo um facilitador da aprendizagem, seja capaz de apreender a ressignificação do conteúdo para a formação do sujeito. Na perspectiva de contribuir com o educador da era informacional, o trabalho propõe critérios para repensar a relação ensinar–aprender e parâmetros para a avaliação e a formação do futuro educador. Um novo paradigma para a educação deverá considerar o universo virtual e as novas formas de produção de conhecimento decorrentes da mundialização cultural. Relacionando novas tecnologias, educação e conhecimento, este artigo propõe resgatar a visão de uma educação formadora, comprometida com princípios que fortaleçam a dignidade humana.

Palavras-chave


Conhecimento e educação; educação e novas tecnologias; educação e comunicação.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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