CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO: AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Estrella Bohadana Universidade Estácio de Sá
  • Sandra Lúcia de Oliveira Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Conhecimento e educação, educação e novas tecnologias, educação e comunicação.

Resumo

O acelerado processo de informação impõe ao educador do século 21 uma reforma de pensamento que, além de torná-lo um facilitador da aprendizagem, seja capaz de apreender a ressignificação do conteúdo para a formação do sujeito. Na perspectiva de contribuir com o educador da era informacional, o trabalho propõe critérios para repensar a relação ensinar–aprender e parâmetros para a avaliação e a formação do futuro educador. Um novo paradigma para a educação deverá considerar o universo virtual e as novas formas de produção de conhecimento decorrentes da mundialização cultural. Relacionando novas tecnologias, educação e conhecimento, este artigo propõe resgatar a visão de uma educação formadora, comprometida com princípios que fortaleçam a dignidade humana.

Biografia do Autor

Estrella Bohadana, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Comunicação pela ECO-UFRJ. Professora do Mestrado em Educação da UNESA - RJ.

Sandra Lúcia de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Professora da Faculdade de Pedagogia da UNESA - RJ.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Bohadana, E., & Oliveira, S. L. de. (2007). CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO: AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO. Revista Teias, 4(7), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23962

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua