EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS À FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Armando Martins de Barros Universidade Federal Fluminense
  • Célia Belmiro Abicail Universidade Federal de Minas Gerais
  • Delfim Afonso Jr. Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

imagem, olhar, história, currículo e linguagem.

Resumo

A presente reflexão contribui na discussão sobre o estatuto epistemológico das imagens técnicas e sua vinculação a práticas discursivas. A abordagem considera os diferentes veículos mediadores das imagens, inseridos em linguagens não-verbais. O artigo é dividido em dois movimentos. No primeiro, apresentamos conceitos operativos na relação entre imagem, olhar, discurso, interdiscurso e intertextualidade. No segundo, discutimos cenários de formação de novo tipo, imersos em práticas discursivas imagéticas, tanto dos cursos de Pedagogia quanto nos cursos de Comunicação.

Biografia do Autor

Armando Martins de Barros, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação; Professor nos Cursos de Pedagogia da UFF.

Célia Belmiro Abicail, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela UFMG; Professora da Faculdade de Educação [UFMG].

Delfim Afonso Jr., Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Comunicação pela UNB; Professor da Faculdade de Comunicação [UFMG].

Publicado

06-10-2007

Como Citar

de Barros, A. M., Abicail, C. B., & Jr., D. A. (2007). EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS À FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DE COMUNICAÇÃO. Revista Teias, 4(7), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23961