CRIANÇAS CATADORAS E SEUS SABERES: QUANDO O CONTEXTO É O LIXO

Autores

  • Marisol Barenco de Mello Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Crianças, saberes, lixo.

Resumo

Este trabalho visa discutir os saberes das crianças brasileiras, que vivem e trabalham em um vazadouro de lixo na periferia de uma cidade no Rio de Janeiro. Entendendo o contexto social brasileiro mais amplo como uma cultura que resguarda relações pós-coloniais, o trabalho pretende trazer os saberes e as lógicas daqueles que são excluídos dos direitos sociais. Revelam-nos a capacidade humana de criar e se desenvolver em situações de extrema penúria, num contexto onde a miséria e a morte rondam os sujeitos a cada dia. Este trabalho busca compreender as formas de pensar e de conhecer dos povos colonizados, que ainda hoje lutam pela sobrevivência por entre os excessos das formas de existir dos povos ditos civilizados.

Biografia do Autor

Marisol Barenco de Mello, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela PUC-Rio.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Mello, M. B. de. (2007). CRIANÇAS CATADORAS E SEUS SABERES: QUANDO O CONTEXTO É O LIXO. Revista Teias, 5(8-9), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23945

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua