O ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CIDADANIA

Autores

  • Claudio Fernendes da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, competências, cidadania.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), foi instituído, em 1998, com o objetivo fundamental de avaliar o desempenho dos alunos, ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. A disseminação/indução desta noção promovida pelo Enem, em acordo com as diretrizes curriculares do ensino médio, desloca a ênfase da transmissão do conhecimento escolar para o desenvolvimento de competências. Através de uma perspectiva dialética de reflexão, buscamos orientar a leitura, sobre este processo, a partir das contradições analíticas verificadas entre sua formulação teórica, sua implementação na prática e o contexto educacional no qual se busca produzir os seus efeitos.

Biografia do Autor

Claudio Fernendes da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em educação pela Uerj. Professor da rede pública estadual de ensino médio – RJ.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

da Costa, C. F. (2007). O ENEM E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E A CIDADANIA. Revista Teias, 5(8-9), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23943