TRABALHO, CULTURA E COMPETÊNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE: DO CONHECER AO SABER-SER

Autores

  • Marise Nogueira Ramos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Trabalho, cultura, competências.

Resumo

O artigo aborda a relação entre trabalho e cultura na contemporaneidade, concluindo que as transformações, ocorridas ao final do século XX na esfera da produção, afetam os padrões de sociabilidade capitalista, conformando uma cultura designada como pós-moderna. Discute as implicações na política educacional, identificando a noção de competência como constituinte de um conjunto de novos signos e significados que passam a ordenar as relações de trabalho e educativas no âmbito dessa nova cultura. Especialmente em relação aos projetos escolares baseados na noção de competência, demonstra que a conformação de personalidades, flexíveis e adaptáveis à realidade contemporânea, passa a predominar, em detrimento da transmissão de conhecimentos sistematizados.

Biografia do Autor

Marise Nogueira Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta Faculdade de Educação Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Diretora de Ensino Médio da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Ramos, M. N. (2007). TRABALHO, CULTURA E COMPETÊNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE: DO CONHECER AO SABER-SER. Revista Teias, 5(8-9), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23942