A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores

  • Rosanne Evangelista Dias Colégio de Aplicação da UFRJ

Palavras-chave:

Competência, currículo, formação de professores.

Resumo

O foco desse trabalho é a recontextualização do conceito de competências na proposta curricular da formação de professores da educação básica, produzido pela reforma educacional brasileira. Analiso aqui o currículo escrito apresentado em alguns documentos oficiais brasileiros. Concluímos que a proposta curricular brasileira, ao apresentar as competências como um “novo” paradigma, recontextualiza esse conceito já utilizado em outros tempos e espaços atendendo aos objetivos de formação profissional onde a preparação do cidadão professor encontra-se estreitamente vinculada ao mundo do trabalho. Nesse processo de recontextualização podemos observar a presença de tradições teóricas, a princípio, consideradas como contraditórias, notadamente a psicologia “cognitiva e comportamental” vindo a compor, de forma ambivalente, a metáfora da paleta pedagógica, desenvolvida por Bernstein. Assim, o conceito de competências ao mesmo tempo em que conserva tradições curriculares do passado, recria novos sentidos para o uso do conceito no currículo ajustado ao contexto atual.

Biografia do Autor

Rosanne Evangelista Dias, Colégio de Aplicação da UFRJ

Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ e integrante do Núcleo de Estudos do Currículo – FE/UFRJ.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Dias, R. E. (2007). A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Revista Teias, 5(8-9), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23940