QUANTIDADE E RACIONALIDADE DO TEMPO DE ESCOLA: DEBATES NO BRASIL E NO MUNDO

Autores

  • Ana Maria Cavaliere Faculdade de Educação [UFRJ]

Palavras-chave:

tempo escolar, capital cultural, educação e emancipação

Resumo

O artigo mostra a direção que vem assumindo a discussão sobre o tempo escolar no Brasil e em alguns países europeus. Faz um resumo das questões implicadas ao se compreender o tempo escolar como parte do tempo social que, por sua vez, reflete e constitui as formas organizacionais mais amplas das sociedades. Relata experiências de organização da jornada integral, vividas pelos Ciep’s do Rio de Janeiro, que poderão ser úteis ao debate nacional que deverá se dar em função da LDBEN/96 e das metas de implantação do horário integral nas escolas de educação básica. Dialogando com a noção de capital cultural, tal como formulada por Bourdieu, defende a ampliação do tempo de escola como útil aos processos de emancipação dos indivíduos, desde que efetive-se uma transformação, no interior da escola, da lógica de utilização do tempo e de suas estruturas fechadas e impostas.

Biografia do Autor

Ana Maria Cavaliere, Faculdade de Educação [UFRJ]

Doutora em Educação [UFRJ]; Professora da Faculdade de Educação [UFRJ].

Publicado

06-09-2007

Como Citar

Cavaliere, A. M. (2007). QUANTIDADE E RACIONALIDADE DO TEMPO DE ESCOLA: DEBATES NO BRASIL E NO MUNDO. Revista Teias, 3(6), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23934