A OFICINA DO OLHAR – A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DOS MUSEUS: O EXEMPLO DO M|I|MO – MUSEU DA IMAGEM EM MOVIMENTO DE LEIRIA, PORTUGAL

Autores

  • Jochen Dietrich Universidade de Siegen

Palavras-chave:

Vygotsky, teoria da atividade, serviços educativos dos museus

Resumo

O m|i|mo, Museu da Imagem em Movimento, nasceu em 1995, por ocasião de uma exposição comemorativa dos 100 anos do Cinema em Portugal. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, cidade capital de distrito no centro de Portugal. A sua coleção contempla três áreas: a fotografia, o pré-cinema e o cinema, criando um percurso que vai desde o teatro de sombras até a tecnologia atual de projeção cinematográfica, passando pela câmera obscura, a lanterna mágica, a fotografia estereoscópica, os brinquedos ópticos e a cronofotografia. Este texto baseia-se no projeto desenvolvido para os serviços educativos do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, cuja fundação se deve a uma iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, cidade capital de distrito localizado na região centro de Portugal. Atualmente, o m|i|mo está saindo da sua primeira fase de instalação, quando foram criados uma coleção dedicada à história e pré-história do cinema, um centro de documentação com material ligado à história das exibições cinematográficas em Portugal e uma biblioteca temática, que se encontra à disposição dos pesquisadores, das escolas e da população em geral. No presente texto serão apresentados, de forma sintetizada, os guidelines (perspectivas orientadoras) do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido pelo serviço educativo do m|i|mo, sua fundamentação teórica e algumas atividades já realizadas.

Biografia do Autor

Jochen Dietrich, Universidade de Siegen

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Siegen [Alemanha]; Fotógrafo; Professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, [Portugal] ; Professor do Curso Internacional de Doutoramento em Ciências de Educação da Universidade de Siegen.

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Dietrich, J. (2007). A OFICINA DO OLHAR – A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DOS MUSEUS: O EXEMPLO DO M|I|MO – MUSEU DA IMAGEM EM MOVIMENTO DE LEIRIA, PORTUGAL. Revista Teias, 3(5), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23913