RETÓRICA Y REALIDAD DE LAS POLÍTICAS DE AUTONOMÍA ESCOLAR Y PARTICIPACIÓN DE LAS FAMILIAS EN ARGENTINA

Autores

  • Myrian Andrada Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales

Palavras-chave:

autonomía institucional, participación, regulaciones

Resumo

O objetivo deste artigo é avançar na construção da taxionomia dos modelos de participação da família na escolarização, a partir do estudo das regulações estatais, com especial referência nas jurisdições da Província de Buenos Aires e do Distrito Federal. A hipótese é que o tipo das regulações em vigência propicia um modelo de participação centrado na qualidade dos pais com os consumidores dos serviços da educação, em detrimento de modelos que propiciem uma visão dos pais com os cidadãos. As margens de manobra institucional diferem a partir do tipo de gestão das escolas. É necessário aprofundar o estudo das regulações, avançando em direção a um modelo mais democrático e equitativo.

Biografia do Autor

Myrian Andrada, Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales

Miembro del programa de investigación “Sujetos y políticas en educación”, con sede en la Universidad Nacional de Quilmes [Buenos Aires]; Licenciada en Educación; Candidata a magíster en Sociología por la Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales [Flacso].

Publicado

28-08-2007

Como Citar

Andrada, M. (2007). RETÓRICA Y REALIDAD DE LAS POLÍTICAS DE AUTONOMÍA ESCOLAR Y PARTICIPACIÓN DE LAS FAMILIAS EN ARGENTINA. Revista Teias, 2(4), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23894