PROFISSÃO DOCENTE: O PÉRIPLO HERÓICO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
educação, trabalho docente, representações sociaisResumo
O artigo pretende apresentar um “mapa” das representações sociais dos professores, com relação ao próprio trabalho. Aplicamos a análise do discurso às entrevistas realizadas com cento e vinte professores do Município do Rio e Janeiro, aleatoriamente selecionados. Tais representações, inconscientemente compartilhadas pelos entrevistados, apontaram o professor como um “herói”, enfrentando as “batalhas” e desafios da Educação. Uma incursão pela Mitologia Grega permitiu a descoberta do herói referido – não épico, mas trágico: o Sísifo. Metaforicamente, é essa a auto-percepção do professor como trabalhador: esmagado pela quantidade e pela rotina de um trabalho interminável, na realização de uma missão divina, sacerdotal, porém interminável.Downloads
Publicado
28-08-2007
Como Citar
de Oliveira, E. da S. G. (2007). PROFISSÃO DOCENTE: O PÉRIPLO HERÓICO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Teias, 2(4), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23892
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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