PROFISSÃO DOCENTE: O PÉRIPLO HERÓICO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação, trabalho docente, representações sociais

Resumo

O artigo pretende apresentar um “mapa” das representações sociais dos professores, com relação ao próprio trabalho. Aplicamos a análise do discurso às entrevistas realizadas com cento e vinte professores do Município do Rio e Janeiro, aleatoriamente selecionados. Tais representações, inconscientemente compartilhadas pelos entrevistados, apontaram o professor como um “herói”, enfrentando as “batalhas” e desafios da Educação. Uma incursão pela Mitologia Grega permitiu a descoberta do herói referido – não épico, mas trágico: o Sísifo. Metaforicamente, é essa a auto-percepção do professor como trabalhador: esmagado pela quantidade e pela rotina de um trabalho interminável, na realização de uma missão divina, sacerdotal, porém interminável.

Biografia do Autor

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação; Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ

Publicado

28-08-2007

Como Citar

de Oliveira, E. da S. G. (2007). PROFISSÃO DOCENTE: O PÉRIPLO HERÓICO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Teias, 2(4), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23892

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua