A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA EM UM MITO INDÍGENA

Autores

  • José Ribamar Bessa Freire Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

alteridade, escola, mito

Resumo

Enquanto algumas pesquisas discutem a imagem do índio construída pela escola, este artigo, invertendo os termos da questão, preocupa-se com a imagem da escola construída pelos índios. O discurso indígena se constrói pela experiência direta com a sala de aula, dentro das aldeias, e também pelo que acontece lá fora, nas escolas das principais cidades do país. Nesse sentido, os índios avaliam a escola nacional observando o indivíduo formado por ela, mediante seu relacionamento com a alteridade e a diferença. O exemplo mais acabado deste tipo de discurso é um mito andino, que elabora explicações sobre a origem da escola, o medo que ela provoca nas crianças e os altos índices de evasão. O artigo transcreve uma das versões do mito, que representa a escola como devoradora de identidades, numa perspectiva que talvez possa contribuir para repensar algumas práticas ainda hoje difundidas em nossas salas de aula.

Biografia do Autor

José Ribamar Bessa Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Literatura Comparada; Professor do Curso de Comunicação Social; Coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas [UERJ]

Publicado

22-08-2007

Como Citar

Freire, J. R. B. (2007). A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA EM UM MITO INDÍGENA. Revista Teias, 2(3), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23877