SUCESSO/FRACASSO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE PRESSUPOSTOS

Autores

  • Jailson de Souza e Silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

desempenho escolar, grupos sociais populares, teorias pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como temas centrais a análise de pressupostos que nortearam o estudo do desempenho escolar de grupos sociais populares, em Sociologia da Educação, e a defesa de um olhar diferenciado sobre as práticas escolares desses setores. Avalia um conjunto de proposições dedicadas ao tratamento do sucesso/fracasso escolar, em particular a vertente pedagógica que se consolida na década de 1980 – identificada, usualmente, como pedagogia crítica. O autor considera que, em geral, as teorias analisadas trataram os grupos sociais populares a partir de um pressuposto de deficiência – no caso das teorias liberais – ou construíram uma visão monolítica e vitimizante. Ignoraram a heterogeneidade dos setores populares, a capacidade de construírem estratégias diferenciadas e de se relacionarem com a escola a partir de valorações distintas das afirmadas por grupos sociais médios e dominantes.

Biografia do Autor

Jailson de Souza e Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação e Professor da Faculdade de Educação e do Mestrado em Geografia [UFF]

Publicado

22-08-2007

Como Citar

de Souza e Silva, J. (2007). SUCESSO/FRACASSO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE PRESSUPOSTOS. Revista Teias, 2(3), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23867