A CONSTRUÇÃO DO “INFANTIL” NA LITERATURA BRASILEIRA

Autores

  • Maria Cristina Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

infância, literatura, história

Resumo

Análise historiográfica da produção literária destinada à criança no Brasil, em circulação entre 1900 e 1935. Tem-se em vista investigar as representações sobre a criança presentes nos textos voltados para a construção de modelos de comportamento infantil, a serem reproduzidos pelo leitor. Observa-se um deslocamento nas representações construídas sobre a criança, no sentido de apontar progressivamente a positividade da “natureza” infantil, em oposição a uma representação anterior, que toma a infância como período de vida caracterizado pela incompletude e deformação em relação ao adulto. Analisa-se o diálogo entre o discurso psicopedagógico sobre a infância, produzido no campo científico no período analisado, e o discurso literário, presente nas obras destinadas à criança.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gouvêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação Professora da Faculdade de Educação [Universidade Federal de Minas Gerais]

Publicado

08-08-2007

Como Citar

Gouvêa, M. C. (2007). A CONSTRUÇÃO DO “INFANTIL” NA LITERATURA BRASILEIRA. Revista Teias, 1(2), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23848

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua