SOCIEDADE PORTUGUESA EM REVISTA: O MÉTODO DA ESCOLA E A ESCOLA COMO MÉTODO NO SÉCULO XIX

Carlota Boto

Resumo


Este trabalho discorre sobre o debate pedagógico português acerca da educação particularmente no que toca à organização e difusão da instrução pública em Portugal de meados do século XIX. Havia, a partir dos anos 50, uma intensificação da discussão sobre os métodos e as técnicas de ensino, o que se expressava por inúmeros registros, desde artigos e periódicos da época até as recomendações dos inspetores escolares. Propunha-se modernizar e padronizar física e simbolicamente a sala de aula. Enfim, os contemporâneos exigiam inovações, com vistas à eficácia social da instituição escolar. De alguma maneira, criava-se ali, paulatinamente, na especificidade da formação social portuguesa, as raízes da escola universal que teria caracterizado a modernidade ocidental.

Palavras-chave


instrução pública em Portugal; educação no século XIX; métodos e técnicas de ensino

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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