FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS LEGAIS E RECUOS PRAGMÁTICOS

Autores

  • Clarice Nunes Centro Pedagógico Pedro Arrupe

Palavras-chave:

formação docente no Brasil, políticas públicas, história da formação docente

Resumo

A reflexão focaliza, de início, a crise dos cursos de pedagogia e de certas propostas atuais na direção da sua mudança para mostrar como se forja uma sistemática desqualificação dos profissionais neles formados. Defende-se uma abordagem de conjunto que trabalhe simultaneamente com a produção da formação docente e a produção da escola. À luz da conjuntura atual e da trajetória das políticas públicas de formação de professores no país examina-se o estatuto profissional da educação, a pauperização do magistério e as mudanças das exigências sociais com relação à instituição escolar. Finalmente, o perfil do profissional da educação e das suas agências de formação são reavaliados mediante as exigências da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e do decreto nº 3.276 de 6/12/1999. Na sucinta reconstituição histórica das políticas públicas de formação docente evidencia-se que na sua implementação convivem avanços legais e recuos pragmáticos.

Biografia do Autor

Clarice Nunes, Centro Pedagógico Pedro Arrupe

Doutora em Ciências Humanas/Educação

Publicado

02-08-2007

Como Citar

Nunes, C. (2007). FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS LEGAIS E RECUOS PRAGMÁTICOS. Revista Teias, 1(1), 23 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23821