O estereótipo do amante siciliano adaptado para a televisão italiana na série Il giovane Montalbano

Autores

  • Regina Farias de Queiroz Universidade do Estado do Amazonas
  • Rafael Ferreira da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/italianouerj.2022.70743

Palavras-chave:

Il giovane Montalbano. Televisão italiana. Identidade.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo geral compreender a relação estabelecida entre sociedade e televisão, a partir da análise de trechos da série Il giovane Montalbano (2012). Para tanto, como objetivo específico, pretendemos analisar os processos de construção de identidade do protagonista atrelado ao estereótipo de amante siciliano, baseando-nos em discussões de pesquisadores dos Estudos Culturais e televisivos. Por exemplo, destacamos Menduni (2002), por enxergar a sociedade italiana por meio de sua produção televisiva, e também Casetti e Di Chio (2006), por apresentarem a possibilidade de analisar o texto televisivo pela perspectiva cultural. Os resultados da análise revelaram que a televisão é capaz de reforçar e reafirmar a representação cultural e os estereótipos culturais locais, como a figura do amante siciliano, além de ser responsável também por difundi-los, tanto nacional quanto internacionalmente.

Palavras-chave: Il giovane Montalbano. Televisão italiana. Identidade.

 

ABSTRACT: Questo articolo si propone di comprendere il rapporto che si instaura tra società e televisione, dall'analisi di brani tratti dalla serie Il giovane Montalbano (2012). Pertanto, come obiettivo specifico, si intende analizzare i processi di costruzione identitaria del protagonista legati allo stereotipo dell'amante siciliano, sulla base delle discussioni di ricercatori in Studi Culturali e televisivi. Si segnalano ad esempio Menduni (2002), per analizzare la società italiana attraverso la sua produzione televisiva, e anche Casetti e Di Chio (2006), per presentare la possibilità di analizzare il testo televisivo da una prospettiva culturale. Dai risultati dell'analisi è emerso che la televisione è in grado di rafforzare e riaffermare la rappresentazione culturale e gli stereotipi culturali locali, come la figura dell'amante siciliano, oltre ad essere responsabile della loro diffusione, sia a livello nazionale che internazionale.

Parole chiave: Il giovane Montalbano. Televisione italiana. Identità.

 

ABSTRACT: This article aims to understand the relationship established between society and television, using, as a starting point, the analysis of certain excerpts from the TV series Il giovane Montalbano (2012). As a specific objective, the hereby article has intended to analyze both the protagonist’s processes of identity construction and his stereotype as a Sicilian lover, on the basis of the discussions made by Cultural and TV Studies researchers. In order to compose the theoretical framework, the highlighted author has been Menduni ([1998] 2002) who sees Italian society through his television production. With regard to the research methodology, the procedures of analysis of the TV text as proposed by Casetti and Di Chio (2006) have been adopted, since they present, among the various possibilities of analysis, the possibility of analyzing the television text from the cultural perspective. The results of the analysis revealed how television is capable of reinforcing and reaffirming a cultural representation along with local cultural stereotypes, such as the character of the Sicilian lover, in addition to being responsible for broadcasting them, both nationally and internationally.

Key-words: Il giovane Montalbano. Italian television. Identity.

Biografia do Autor

Regina Farias de Queiroz, Universidade do Estado do Amazonas

Universidade do Estado do Amazonas

Rafael Ferreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Queiroz, R. F. de, & Silva, R. F. da. (2022). O estereótipo do amante siciliano adaptado para a televisão italiana na série Il giovane Montalbano. Revista Italiano UERJ, 13(1), 23. https://doi.org/10.12957/italianouerj.2022.70743

Edição

Seção

Artigos