Os gêneros textuais e o ensino de italiano como língua estrangeira

Hiáscara Sales de Barros

Resumo


RESUMO: O presente artigo objetiva analisar a eficácia e os benefícios dos gêneros textuais, como suporte utilizado pelo professor de uma língua estrangeira, especificamente, de língua italiana, visto que, tal ferramenta, dinamiza a aula, tornando-a mais atrativa e proveitosa, facilitando, assim, a assimilação e o dinamismo do conteúdo, atingindo o propósito de tornar mais pleno o conhecimento dos alunos em língua italiana. Além disso, o presente trabalho tem também como objetivo explanar sobre a importância da interculturalidade na escolha dos gêneros textuais. Para subsidiar tal pesquisa, o presente artigo terá embasamento de teóricos como Marcuschi (2004, 2008), Dolz e Schneuwly (2004), Hymes (1970), Corbett (2003, 2010), dentre outros.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Ferramenta de Ensino. Língua italiana. Ensino-aprendizagem. Interculturalidade.

 

ABSTRACT: Questo articolo si propone di analizzare l'efficacia e i benefici dei generi testuali, come supporto utilizzato dal docente di una lingua straniera, specificamente, della lingua italiana, poiché, tale strumento, dinamizza la classe, rendendola più attraente e redditizia, facilitando, quindi l'assimilazione e la dinamicità dei contenuti, arrivando allo scopo di rendere più completa la conoscenza della lingua italiana da parte degli studenti. Inoltre, il presente lavoro ha come scopo anche spiegare l'importanza dell'interculturalità nella scelta dei generi testuali. Per basare tale ricerca, il presente articolo verrà supportato da teorici come Marcuschi (2004, 2008), Dolz e Schneuwly (2004), Hymes (1970), Corbett (2003, 2010), tra gli altri.

Parole chiave: Generi testuali. Strumento didattico. Lingua Italiana. Insegnamento-apprendimento. Interculturalità.

 

ABSTRACT: This article aims to analyze the efficacy and benefits of textual genres, as a support used by the teacher of a foreign language, specifically, of the Italian language, since, such a tool, dynamizes the class, making it more attractive and profitable, facilitating, thus the assimilation and dynamism of the content, reaching the purpose of making students' knowledge of the Italian language more complete. In addition, the present work also aims to explain about the importance of interculturality in the choice of textual genres. To support such research, the present article will be based on theorists such as Marcuschi (2004, 2008), Dolz and Schneuwly (2004), Hymes (1970), Corbett (2003, 2010), among others.

Keywords: Textual genres. Teaching Tool. Italian language. Teaching-learning. Interculturality.


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DOI: https://doi.org/10.12957/italianouerj.2020.58067

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