Sobre a possibilidade de ofertar italiano para estudantes de Luteria da UFPR pelo programa Idiomas Sem Fronteiras: relato de experiência

Autores

  • Marianna Schneider IsF-Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlon Misceno IsF-Universidade Federal de Santa Maria
  • Paula Garcia de Freitas Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Língua italiana. Idiomas Sem Fronteiras. Fins específicos. Luteria.

Resumo

RESUMO: Em consideração aos pedidos da comunidade acadêmica, o Programa Idiomas Sem Fronteiras – Italiano – ofertou em 2019, pela primeira vez, um curso de língua italiana específico para estudantes de Luteria da Universidade Federal do Paraná. O foco deste artigo é apresentar os objetivos gerais do novo curso, as questões que nortearam a elaboração do material didático utilizado nas aulas e os desafios envolvidos no processo de sua organização, que considerou o público-alvo e suas necessidades de aprendizagem, sejam elas linguísticas, culturais ou do despertar para a reflexão sobre a representatividade histórica e contemporânea da Itália no campo da luteria. Pode-se dizer que o curso elaborado visa a oportunizar a autonomia dos estudantes por meio da introdução a leitura, a compreensão e a produção de textos orais e escritos em língua italiana, tomando como base situações de aplicação direta ao contexto e propósito da área de conhecimento dos alunos.

Palavras-Chave: Língua italiana. Idiomas Sem Fronteiras. Fins específicos. Luteria.

 

ABSTRACT: Prendendo in considerazione le richieste della comunità universitaria, il Programma Idiomas Sem Fronteitas – Italiano – ha offerto nel 2019, per la prima volta, un corso di lingua italiana specifico per gli studenti del corso di Liuteria dell’Università Federale del Paraná. Lo scopo di questo articolo è presentare gli obiettivi generali del nuovo corso, le questioni che hanno orientato l’elaborazione del materiale didattico da utilizzare durante le lezioni e le sfide che abbiamo affrontato durante la sua organizzazione, considerando il pubblico-target e le sue necessità di apprendimento, siano linguistiche, culturali o soltanto la sensibilizzazione alla riflessione sulla rappresentatività storica e contemporanea dell’Italia nel campo della liuteria. Si può dire che il corso che abbiamo preparato ha l’obiettivo di dare l’opportunità all’autonomia degli studenti attraverso l’introduzione alla lettura, alla comprensione e alla produzione di testi orali e scritti in lingua italiana, prendendo in considerazione le situazioni in cui gli studenti potranno applicare quello che avranno imparato e il proposito della loro area di studio.

Parole-chiave: Lingua italiana. Idiomas Sem Fronteiras. Scopi specifici. Liuteria.

 

ABSTRACT: In response to requests from the academic community, the Languages Program Idiomas Sem Fronteiras - Italian - offered in 2019, for the first time, an Italian language course specific for luthier students from the Federal University of Paraná. This paper aims to present the general objectives of this course, the questions that guided the elaboration of the didactic material used in the classes and the challenges involved in its organization. The course structure considered the target audience and their learning needs, such as the linguistic and cultural ones, and also the necessity of reflecting on the historical and contemporary representativeness of Italy in the luthier field. In this sense, the course was planned to provide students with autonomy through the introduction to the comprehension, and the production of oral and written texts in Italian, based on situations that could be directly applied to the context and the purpose of the students' area of knowledge.

Keywords: Italian Language. Idiomas Sem Fronteiras. Specific Purposes. Luthier.

 

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Schneider, M., Misceno, M., & Freitas, P. G. de. (2020). Sobre a possibilidade de ofertar italiano para estudantes de Luteria da UFPR pelo programa Idiomas Sem Fronteiras: relato de experiência. Revista Italiano UERJ, 10(2), 18. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48771

Edição

Seção

Dossie