Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes

Autores

  • Daniela Aparecida Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo consiste em tratar da implementação de oficinas de italiano como língua adicional (LA) em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, localizado na periferia da cidade de São Paulo (SP). Essas oficinas têm sido desenvolvidas como parte de minha pesquisa de pós-doutorado, que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Para alcançar tal objetivo, pauto-me nos seguintes referenciais teórico-metodológicos: postulados de Paulo Freire, autor de importância fundamental para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); a Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural, da qual utilizo o conceito de atividade social; e a pesquisa crítica de colaboração. Os dados expostos neste artigo foram analisados à luz dos referenciais teórico-metodológicos supracitados e parecem indicar que essas oficinas podem ser muito profícuas para o ensino-aprendizagem do italiano LA no contexto da EJA, porque possibilitam aos alunos o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a sua própria língua e sobre a LA, bem como sobre a realidade em que vivem e formas de transformá-la.      

Palavras-chave: Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social.

 

ABSTRACT: L’obiettivo di questo articolo è quello di trattare l’implementazione dei laboratori di italiano come lingua aggiuntiva (LA) in un Centro Integrato di Educazione di Giovani e Adulti, che si trova nella periferia della città di San Paolo (SP). Questi laboratori sono stati svolti come parte della mia ricerca di post-dottorato, la quale sto facendo presso il Programma di Post-laurea in Linguistica Applicata e Studi del Linguaggio della Pontificia Università Cattolica di San Paolo. Per raggiungere questo obiettivo mi baso sui seguenti riferimenti teorici e metodologici: le idee di Paulo Freire, autore di importanza fondamentale per l’Educazione di Giovani e Adulti; la Teoria dell’Attività Socio-storico-culturale, di cui utilizzo il concetto di attività sociale; e la ricerca critica di collaborazione. I dati esposti in questo articolo sono stati analizzati in base ai riferimenti teorici e metodologici suddetti e suggeriscono che questi laboratori possono essere molto proficui per l’insegnamento-apprendimento dell’italiano LA nel contesto educativo menzionato perché rendono possibile lo sviluppo di riflessioni critiche sulla propria lingua e sulla LA da parte degli studenti, nonché sulla realtà in cui vivono e maniere di trasformarla.

Parole-chiave: Italiano come lingua aggiuntiva. Educazione di Giovani e Adulti. CIEJA, insegnamento-apprendimento. Attività sociale.

 

ABSTRACT: The aim of this paper is to deal with the implementation of Italian as an additional language (AL) workshops in an Integrated Center for Youth and Adult Education, located on the outskirts of São Paulo (SP). These workshops have been developed as part of my postdoctoral research, which is being conducted at the Postgraduate Program in Applied Linguistics and Language Studies at the Pontifical Catholic University of São Paulo. To achieve this goal, I base myself on the following theoretical-methodological frameworks: Paulo Freire’s postulates, a very important author for Youth and Adult Education; the Socio-historical-cultural activity theory, from which I use the concept of social activity; and critical collaborative research. The data presented in this article were analyzed in accordance with the theoretical and methodological frameworks mentioned above and they seem to indicate that these workshops can be very useful for teaching and learning Italian as an AL in the educational context mentioned, because they allow students to develop critical reflections on their language and about AL, as well as the reality in which they live and ways to transform it.

Keywords: Italian as an additional language. Youth and Adult Education. CIEJA. Teaching and learning. Social activity.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Vieira, D. A. (2020). Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes. Revista Italiano UERJ, 10(2), 20. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48770

Edição

Seção

Dossie