O Programa Idiomas sem Fronteiras-italiano na Universidade Federal de Viçosa: a aproximação entre Brasil e Itália

Autores

  • Alessandra Paola Caramori Universidade Federal da Bahia
  • Suelen Najara de Mello Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Ensino de língua italiana. Programa Idiomas sem Fronteiras. Internacionalização da universidade. Políticas públicas. Língua italiana.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho visa relatar a experiência do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Este programa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e conta com o apoio da Embaixada da Itália no Brasil para difundir a língua italiana nas universidades federais que não possuem a língua italiana nos seus cursos de licenciatura. Antes de tudo será realizado um panorama dos cursos que já foram oferecidos, na UFV, anteriormente ao IsF, as parcerias existentes entre a UFV e as universidades italianas, onde se discutirá acerca da importância da internacionalização da Universidade. A participação em políticas públicas que visem a internacionalização do ensino superior é uma das grandes ações desenvolvidas pela UFV que, através de parcerias e projetos, inserem à universidade no âmbito educacional internacional.  Em seguida, serão relatadas as experiências com as aulas presenciais de italiano, comentando, principalmente, o papel da coordenação pedagógica à distância, e a interação das quatro universidades federais em quatro estados do Brasil; além dos eventos e atividades realizadas junto ao Núcleo de Idiomas da UFV, com a finalidade de divulgar e promover os idiomas ofertados pelo IsF. Falar-se-á da experiência da tutoria presencial realizada com os alunos contemplados pelos cursos on-line de italiano, oferecidos pela plataforma ICoN (Italian Culture on the Net), demonstrando o mérito e êxito da internacionalização do ensino superior através da propagação da língua e da cultura italianas.

Palavras-chave: Ensino de língua italiana. Programa Idiomas sem Fronteiras. Internacionalização da universidade. Políticas públicas. Língua italiana.

 

ABSTRACT: Il presente documento si propone di raccontare l’esperienza del Programma Lingue senza Frontiere (IsF) presso l’Università Federale di Viçosa (UFV), nello stato di Minas Gerais, in Brasile. Questo programma all`UFV è un partenariato tra il Ministero dell’Istruzione brasiliano (MEC) e l’Ambasciata d’Italia con lo scopo di diffondere la lingua italiana nelle università federali che non la hanno nei loro corsi di laurea. Prima di tutto sarà realizzato un quadro dei corsi che sono già stati offerti, all’UFV, precedentemente all’IsF, dei partenariati esistenti tra l’UFV e le università italiane, in cui si discuterà l'importanza dell'internazionalizzazione dell’università. La partecipazione alle politiche pubbliche che mirano l’internazionalizzazione dell’Istruzione Superiore è una delle grandi azioni sviluppate dall’UFV che, attraverso partenariati e progetti, la inseriscono nel settore dell’Istruzione Internazionale. Successivamente, sono segnalate le esperienze con le lezioni di italiano, commentando il ruolo del coordinamento pedagogico eseguito in modo on-line, e l’interazione delle quattro università federali in quattro stati del Brasile; oltre agli eventi e alle attività sviluppate insieme al Nucleo di Lingue dell’UFV, con l'obiettivo di diffondere e promuovere le lingue offerte. L’esperienza di tutoraggio presenziale con gli studenti del corso on-line di italiano, offerto dal consorzio Italian Culture on the Net (ICoN), dimostrando il merito e il successo dell’internazionalizzazione dell’Istruzione Superiore attraverso la diffusione di lingua e cultura italiane.

Parole chiave: Insegnamento di lingua italiana. Programma Lingue senza Frontiere. Internazionalizzazione dell’università. Politiche pubbliche. Lingua italiana.

 

ABSTRACT: This paper objectify to report the experience of the Languages Without Borders Program (IsF) at the Federal University of Viçosa (UFV), in Minas Gerais state, Brazil. This program is a partnership between the Education Ministry (MEC) and the Italian Embassy to spread the Italian language in federal universities that do not have Italian in their undergraduate courses. The first point approached was an overview of the courses that have already been offered at UFV, priorly to IsF, and the partnerships between UFV and Italian universities, discussed by the importance of internationalization of the University. One of the great actions developed by UFV is being part of public policies aimed at the internationalization of higher education, through partnerships and projects, capable to insert the university in the international educational scope. After that, experiences with the Italian classroom will be reported, highlighting, mainly, the role of the pedagogical coordination performed online, through the interaction of the four federal universities in four states of Brazil; besides to the events and activities accomplished with the UFV Language Center, focused to the publicizing and promoting the languages offered by IsF. The experience of face-to-face tutoring with the students of the online Italian course, offered by the ICoN platform, will be discussed, proving the merit and success of the internationalization of higher education through the spread of Italian language and culture.

Keywords: Italian language teaching. Language without borders. Universities internalization. Public policy. Italian language.

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Publicado

2020-02-29

Como Citar

Caramori, A. P., & de Mello, S. N. (2020). O Programa Idiomas sem Fronteiras-italiano na Universidade Federal de Viçosa: a aproximação entre Brasil e Itália. Revista Italiano UERJ, 10(2), 11. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48767

Edição

Seção

Artigos