Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA

Alessandra Paola Caramori, Maria do Socorro Cecim Coelho

Resumo


RESUMO: Todos sabemos que o fluxo migratório de italianos para o Brasil com ápice no pós-guerra se concentrou, sobretudo, no sul e no sudeste. Uma porção muito pequena de italianos se dirigiu para o norte do nosso país. Então nos perguntamos porque aprender a língua italiana nesta região, cuja presença de italianos e seus descendentes não é tão marcante. A implementação do curso de italiano pelo Programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Pará, desde outubro de 2016, trouxe a possibilidade do ensino de italiano regular na esfera pública, o que se constitui um marco, considerando a nossa ignorância sobre a existência anterior de cursos dentro do ensino público no Estado do Pará. O objetivo deste artigo é apresentar sucintamente um quadro da experiência pioneira na UFPA com dados colhidos junto aos alunos que frequentaram os cursos e as oficinas ofertados pelo programa. Espera-se ainda a manutenção de políticas públicas, apoiadas pelo governo italiano, que visem o ensino de italiano e a formação de professores para fortalecer a difusão da língua e da cultura italianas na região.

Palavras-chave: Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo.

 

ABSTRACT: Tutti sappiamo che il flusso migratorio di italiani per il Brasile, con il culmine nel dopo guerra si è concentrato soppratutto nel sud e sudest. Una piccola parte di italiani è andata verso il nord del nostro Paese. Allora ci domandiamo perché imparare la lingua italiana in questa regione in cui la presenza di italiani e dei loro discendenti non è così significativa. L’avvio del corso di italiano per il programa Idiome Senza Frontiere nell’Università Federal do Pará dall’ottobre 2016 ha portato la possibilità di insegnamento di italiano regolare nell’ambito pubblico, il che costituisce un marco prendendo in considerazione l’assenza di corsi precedenti nell’insegnamento pubblico dello Stato. L’obbiettivo di quest’articolo è presentare in modo breve un quadro dell’esperienza pioniera nell’UFPA con dati raccolti presso gli studenti che hanno frequentato i corsi e gli workshop promossi dal programma. Si spera il mantenimento di politiche pubbliche, sostenute dal governo italiano, rivolte all’insegnamento di italiano e alla formazione di professori per rafforzare la difusione della lingua e della cultura italianas nella regione.

Parole Chiave: Insegnamento. Lingua italiana. Programma Idiome Senza Frontiere. Pionierismo.

ABSTRACT: We all know that the migratory flow of Italians to Brazil with post-war apex was concentrated in the south and southeast. A very small portion of Italians headed to the north of our country. So, we ask  why learn italian language in this region, which presence of italians and their descendants is not so significant. The implementation of the Italian course by the Languages Without Borders program at the Federal University of Pará since October 2016 brought the possibility of teaching regular Italian in public domain, which constitutes a milestone considering the absence of previous courses within the public education in the State. The purpose of this article is to present a briefly picture of the pioneering experience at UFPA with data collected from the students who attended the courses and workshops provided by the program. The maintenance of public policies, supported by the Italian government, it aimed at teaching Italian and training teachers to strengthen the diffusion of Italian language and culture in the region.

Keywords: Eaching. Italian language. Languages without borders program. Pioneerism.


Palavras-chave


Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo.

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