L'Italiano L2: motivazioni di apprendimento

Yazeed Hammouri

Resumo


RESUMO: O objetivo principal deste ensaio consiste na análise e na investigação
dos motivos pelos quais os estudantes arabefonos, no contexto da Jordan
University, optam pelo estudo da língua italiana como língua estrangeira. Para a
realização deste estudo, foi criado e distribuído um questionário a um grupo
aleatório de 170 estudantes de língua italiana, em um total de 200. Os resultados
foram submetidos a uma análise prática, utilizando o programa SPSS. O estudo
revela que as motivações e as razões que estimulam os alunos arabefonos na
escolha do estudo e da aprendizagem do italiano na Jordan University não são
integrativas, mas sim, instrumentais.

Palavras chave: Língua italiana. Motivações. Aprendizagem guiada. Contexto
universitário. Estudantes universitários.

ABSTRACT: Lo scopo principale di questo saggio consiste nell'analisi e
l'investigazione dei motivi per i quali gli apprendenti arabofoni, nel contesto della Jordan University, optano per lo studio della lingua italiana come lingua straniera. Per la realizzazione di questo studio, è stato creato e distribuito un questionario mirato a un campione casuale di 170 apprendenti della lingua italiana, su un totale di 200. I risultati sono stati sottoposti a un'analisi pratica utilizzando il programma SPSS. Lo studio rivela che le motivazioni e le ragioni che spingono gli apprendenti arabofoni a scegliere di studiare e imparare l'italiano alla Jordan University non sono integrative, bensì strumentali.

Parole chiave: Lingua italiana. Motivazioni. Apprendimento guidato. Contesto
universitario. Studenti universitari.

ABSTRACT: This paper investigates and analyzes the reasons for which native
speakers of Arabic, at the University of Jordan, are motivated to learn Italian as a foreign language. A questionnaire was designed and distributed to a random
sample of 170 students of Italian at the University of Jordan, out of a total of 200 students. The results were statistically analyzed using SPSS. The findings reveal that the analysis shows that the reasons why native speakers of Arabic choose to learn Italian are not integrative, but rather instrumental in nature.

Keywords: Italian language. Motivation. Guided learning. The university context. Undergraduate students.


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A Revista Italiano UERJ está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Instituto de Letras


Rua São Francisco Xavier, 524, 11° andar, CEP 20559-900, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
E-mail: revistaitalianouerj@gmail.com