Prospettive e modelli per la qualità nell’insegnamento della lingua italiana come L2 e LS. Intervista a P.E. Balboni

Giuseppe Maugeri

Resumo


Abstract

Nell’intervista che qui di seguito vi proponiamo, Paolo Balboni, docente di Didattica delle lingue moderne e direttore del Laboratorio ITALS dell’Universita’ Ca’ Foscari di Venezia, fa il punto sulle diverse strategie finalizzate a rendere più accessibile e spendibile la lingua e la cultura italiana all’estero, proponendo un modello di formazione che mira a valorizzare le competenze didattiche e sociali acquisite dai docenti grazie ai percorsi di aggiornamento glottodidattico del Laboratorio ITALS.

Keywords: Paolo Balboni. Glottodidattica. Lingua e cultura italiana. Laboratorio ITALS.

 

RESUMO

Na entrevista que apresentamos a seguir, Paolo Balboni, professor de Didática de línguas modernas e diretor do Laboratório ITALS da Universidade Ca’ Foscari de Veneza, focaliza as diversas estratégias utilizadas no sentido de tornar mais acessíveis e utilizáveis a língua e a cultura italianas fora da Itália, propondo um modelo de formação que objetiva a valorização das competências didáticas e sociais adquiridas pelos professores graças aos percursos de atualização glotodidática do Laboratório ITALS.

Palavras-chave: Paolo Balboni. Glotodidática. Língua e cultura italiana. Laboratório ITALS.


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A Revista Italiano UERJ está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Instituto de Letras


Rua São Francisco Xavier, 524, 11° andar, CEP 20559-900, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
E-mail: revistaitalianouerj@gmail.com