Uma breve análise do material didático de língua italiana criado para o Centro de Estudo de Línguas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Aline Cristiane Peleteiro

Resumo


Resumo: Observando as relações políticas, econômicas e culturais entre o Brasil e a Itália, podemos notar que um grande número de pessoas procura aprender o idioma italiano para resgatar suas raízes, buscar novas oportunidades acadêmicas, de trabalho, turismo ou por simples prazer em aprender um novo idioma. Alguns buscam cursos particulares de língua, entretanto, no estado de São Paulo, os alunos de rede pública de ensino têm a oportunidade de aprender gratuitamente o idioma italiano, através do CEL- Centro de Estudo de Línguas. Este artigo tem como objetivo fazer uma breve análise de como o recente material produzido para o Centro de Estudos de Línguas, doravante chamado de CEL, utiliza a abordagem comunicativa e os princípios do pós-método. Primeiramente, com o intuito de situar o leitor, será esclarecido o funcionamento dos Cel, em seguida será discutida a abordagem comunicativa e o pós-método e finalmente como essa abordagem se apresenta no novo material produzido para os alunos adolescentes do CEL. O material desenvolvido para os Cel revelou-se uma importante ferramenta de apoio ao professor para direcionar suas aulas e refletir sobre a própria prática.

Palavras-chave: Ensino de Italiano. Produção de material didático. Abordagem comunicativa. Pós-método.

Abstract: Osservando le relazioni culturali, politiche ed economiche tra Brasile e Italia, possiamo dire che un grande numero di persone cercano di imparare la lingua italiana in Brasile, sia per cercare nuove opportunità academiche, di lavoro, o anche per ricuperare le sue radici culturali, per turismo o solo per il piacere di imparare un nuovo idioma. La grande parte delle persone lo fanno in corsi di lingua particolari, ma allo Stato di San Paolo, gli adolescenti hanno l’opportunià di impararla nei Centri di Studi di Lingue dello Stato gratuitamente. Quest’articolo intende fare una breve descrizione e analise di come il nuovo materiale didattico prodotto dagli insegnanti dell’ USP per questi Centri di Studi di Lingua CEL utilizza l’approccio comunicativo e il principio del post-metodo. Anzitutto, con lo scoppo di situare i lettori, sarà detto come funzionano questi Centri statali e poi si farà una descrizione dell’approccio comunicativo e del post-metodo e finalmente come questi due si presentano nel materiale prodotto per studenti adolescenti del CEL. Il materiale svolto per il CEL è um importante istrumento per l’insegnante nelle sue lezioni e per rifletere sulla pratica.

Parole chiave: Insegno di italiano. Produzione di materiale didattico. Approccio comunicativo. Post-metodo.


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