Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Italiano UERJ, concebida e realizada pelo Setor de Italiano da UERJ, tem como seu escopo principal o desenvolvimento dos seguintes pontos, a saber:

1) Divulgar a produção acadêmica e promover o diálogo interinstitucional, visando ao fortalecimento da troca de experiências pela divulgação de textos teóricos, relatos de pesquisa, resenhas, releituras;

2) Promover a divulgação das culturas italiana e brasileira no sentido de ampliar a troca de conhecimento entre os sujeitos participantes de cada uma dessas culturas;

3) Incentivar o encontro transdisciplinar da língua, da linguística, da literatura e da cultura ítalo-brasileira com outras áreas acadêmicas, mais nomeadamente aquelas vinculadas às ciências sociais e humanas.

4) Fomentar entre seus leitores a ampliação dos seus conhecimentos lingüísticos, literários e de elementos da cultura ítalo-brasileira.

5) Discutir questões pertinentes aos processos de ensino-aprendizagem da língua italiana como língua estrangeira buscando aliar teoria e prática.

 

 

La Rivista Italiano UERJ, pubblicazione, concepita e realizzata dal Settore di Italiano dell' UERJ, ha come principale scopo lo sviluppo delle seguenti proposte, cioè:

 

1) Diffondere la produzione accademica e promuovere il dialogo interistituzionale, volto a incoraggiare lo scambio di esperienze attraverso la diffusione dei testi teorici, delle relazioni di ricerca, delle recensioni e delle riletture;

 

2) Promuovere la diffusione delle culture italiana e brasiliana con il fine di rendere più ampio lo scambio di conoscenze tra i soggetti partecipanti in ciascuna di queste due culture;

 

3) Incoraggiare l'incontro transdisciplinare della lingua, della lingüistica, della letteratura e della cultura italo-brasiliana con altri settori accademici, in particolare quegli relativi alle scienze sociali e umane.

 

4) Promuovere tra i suoi lettori l' ampliamento delle loro conoscenze linguistiche, letterarie e di elementi di cultura e civiltà italo-brasiliana.

 

5) Discutere questioni attinenti ai processi di insegnamento e di apprendimento della lingua italiana come lingua straniera, abbinando teoria e pratica.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Maria Aparecida Santos
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Avaliado por pares.

Resumos não devem ultrpassar  250 palavras.

Devem ser seguidas as normas da ABNT contidas nas orientações aos autores.

Editores
  • Maria Aparecida Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Editores
  • Maria Aparecida Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de revisão

Editores
  • Maria Aparecida Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Editores
  • Maria Aparecida Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Editores
  • Maria Aparecida Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossie

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação por pares visa a:

a) emitir parecer técnico sobre os trabalhos submetidos à Revista, de acordo com suas respectivas áreas de especialidade e/ou afinidade;
b) apresentar parecer, acerca dos trabalhos sob sua avaliação, preenchendo obrigatoriamente o Formulário de Avaliação de Trabalho Científico;
c) apresentar sugestões de reformulação quando o parecer for favorável com reformulações;
d) embasar e/ou justificar o parecer emitido de acordo com sua área de especialidade e/ou afinidade;
e) revisar, eventualmente, a ortografia dos textos digitados durante as etapas do processo de editoração da Revista;
f) respeitar os prazos determinados para entrega dos pareceres.

Para serem publicados na Revista Italiano UERJ, os trabalhos deverão obter dois pareceres favoráveis. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não.

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e/ou páginas, conforme o caso.

Aos pareceristas é dado um prazo máximo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer ao Conselho Editorial da Revista. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do Conselho Editorial, precedido de pedido, por escrito, do parecerista, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e divulgação da Revista.

O parecerista que, por motivo plenamente justificável (caso fortuito ou motivo de força maior) não puder emitir parecer em tempo hábil, ainda que seja possível a dilação de prazo prevista no parágrafo anterior, deverá informar por escrito ao Conselho Editorial, pedindo sua substituição por outro parecerista.

Os pareceristas que, em duas vezes consecutivas ou alternadas, não apresentarem os pareceres em tempo hábil serão automaticamente substituídos por outro, tendo seu nome excluído do rol de Pareceristas da Revista Italiano UERJ.

 

Periodicidade

A Revista Italiano UERJ é uma publicação anual com publicação em final de Outubro. A recepção de artigos é contínua, mas a sua publicação obedecerá ao seguinte cronograma:

1. Os Artigos recebidos até o dia 30 de abril e aprovados pelos avaliadores serão publicados no final de outubro do ano em que foram recebidos.

2. Os Artigos recebidos após o dia 30 de abril e aprovados pelos avaliadores serão publicados em outubro do ano subsequente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Institucional

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Reitor:

Ricardo Vieiralves de Castro

 

Vice-reitora:

Paulo Roberto Volpato

Sub-reitora de graduação:

Lená Medeiros de Menezes

 

Sub-reitora de pós graduação e pesquisa:

Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron

 

Sub-reitora de extensão e cultura:

Regina Lúcia Monteiro Henriques

 

Diretor do Centro de Educação e Humanidades:

Glauber Almeida de Lemos

 

Diretora do Instituto de Letras:

Maria Alice Gonçalves Antunes

Vice-Diretora do Instituto de Letras:

Tania Mara Gastão Saliés

 

 

Chefe do Departamento:

Alcebiades Martins Areas

Coordenador do Setor de Italiano:

Davi Pessoa

 

 

Catalogação na fonte

UERJ/REDE SIRIUS/BIBLIOTECA CEH-B
454 Revista Italiano UERJ [recurso eletrônico] / Instituto de
Letras.  v. 1, n.1 (2010).  Rio de Janeiro: UERJInstituto
de Letras, 2010.
v.
 
Anual.
Disponívelem:<http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/>
ISSN 2236-4064.
1. Letras  Periódicos. 2. Língua italiana  Periódicos. I.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 
 
CDU 805.0(05)

 

Indexadores/Indexers

Base de dados


Diretórios

Biblioteca Virtual

Portais