Obesidade, inflamação e exercício: foco sobre o TNF-alfa e IL-10

Autores

  • Guilherme Fleury Speretta Departamento de Fisiologia e Patologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, SP, Brasil.
  • Richard Diego Leite Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Maranhão. São Luís, MA, Brasil.
  • Ana Cláudia de Oliveira Duarte Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.9807

Resumo

O aumento da prevalência da obesidade está diretamente relacionado ao aumento da ingestão calórica associado à diminuição do gasto energético, devido às alterações no estilo de vida do ser humano. O agravante dessa situação é que doenças crônico-degenerativas como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, aterosclerose, esteatose hepática não alcoólica que, em conjunto, caracterizam a síndrome metabólica, estão acometendo mais pessoas a cada dia, independente de classe social, idade e gênero. Apesar de ainda não existir um consenso sobre a etiologia da síndrome metabólica, parece estar claro na literatura que a inflamação crônica de baixa intensidade, originada a partir do excesso de tecido adiposo, é um fator que está presente na maioria das doenças que compõem essa síndrome. Diversos estudos têm demonstrado que a hipertrofia dos adipócitos, principalmente no tecido adiposo visceral, provoca um desequilíbrio na homeostase metabólica do tecido adiposo, aumentando a produção de adipocinas pró-inflamatórias, como o fator de necrose tumoral-alfa (tumor necrosis factor alpha - TNF-α) e reduzindo a produção de adipocinas anti-inflamatórias, como interleucina-10 (IL-10), culminando no processo inflamatório crônico de baixa intensidade. Dessa maneira, diferentes modalidades de exercício físico têm se mostrado estratégias capazes de promover inúmeros benefícios na prevenção e no tratamento da obesidade, inclusive na redução do processo inflamatório crônico de baixa intensidade ou, em outras palavras, diminuindo a produção de TNF-α e outras adipocinas pró-inflamatórias e aumentando a produção de IL-10 e outras adipocinas anti-inflamatórias.

Descritores: Obesidade; Inflamação; Exercício.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(1):61-69

doi:10.12957/rhupe.2014.9807

Biografia do Autor

Guilherme Fleury Speretta, Departamento de Fisiologia e Patologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, SP, Brasil.

Departamento de Fisiologia e Patologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, SP, Brasil.

Richard Diego Leite, Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Maranhão. São Luís, MA, Brasil.

Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Maranhão. São Luís, MA, Brasil.

Ana Cláudia de Oliveira Duarte, Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP, Brasil.

Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Edição

Seção

Artigos